Ação afirmativa é o tópico político mais controverso da era pós-direitos civis. Ela originou-se como uma solução temporária de escopo definido para corrigir distorções em relação a minorias baseadas em raça, sexo, etnia, etc. Na prática, elas expandiram para um sistema de metas perversas, cronogramas e cotas numéricas para atingir iguais resultados e não oportunidades iguais.
Sowell examina o resultado da ação afirmativa globalmente, analisando os exemplos dos Estados Unidos, Índia, Malásia, Sri Lanka e Nigéria, procurando relacionar a similaridade nas políticas destes país focando principalmente nos resultados atuais. São eles:
- Encorajam grupos não-preferenciais a se definirem como preferenciais para tomar vantagens das políticas afirmativas.
- Tendem a beneficiar inicialmente os em melhor vantagem nos grupos preferenciais (ex: ricos negros), muitas vezes em detrimento dos menos favorecidos nos grupos não-preferenciais (ex: brancos pobres).
- Reduz os incentivos para ambos os grupos em ter a melhor performance possível porque será não necessário para os grupos preferenciais e inútil para os não-preferenciais, resultando em perdas para a sociedade como um todo.
- Geram animosidade entre os grupos preferencias, assim como nos próprios grupos preferenciais, cujo principal problema em alguns casos é a própria inadequabilidade combinada com o ressentimento contra os grupos não-preferenciais que consistentemente os superam.
Uma das principais consequências negativas da ação afirmativa na educação superior nos Estados Unidos é a diferença abissal no resultado escolar dos estudantes admitidos em escolas e universidades de elite com baixo padrão de admissão. Eles deixam de ter um excelente rendimento em escolar que estariam melhor ajustado a suas capacidades para se tornarem mal distinguidos em escolas que não estavam adequadamente preparados.
Questiona que as noções, razões e pressupostos da ação afirmativa são adotadas sem ser testadas empiricamente. Quando são testados, geralmente não passam e as evidências das consequências negativas são suprimidas ou ignoradas. Um exemplo é o alto rendimento dos americanos-asiáticos que conseguem rendimento superior apesar da baixa-renda de seus integrantes.
Fonte: http://www.intellectualconservative.com/article3873.html
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