domingo, 25 de abril de 2010

Reflections on the Revolution In Europe

Reflections on the Revolution in Europe: Immigration, Islam, and the West

Christopher Caldwell, 2009

A principal tese do livro é que quando uma cultura insegura, maleável e relativista (Europa) encontra uma cultura confiante e forte em doutrinas comuns(islã), é geralmente a primeira que se modifica para "encaixar" na segunda.

Caldwell argumenta que a imigração em massa de muçulmanos está alterando a cultura européia por causa da forte negativa dos muçulmanos em assimilar a cultura de sua nova terra. Os imigrantes muçulmanos estão pacientemente conquistando as cidades européias, rua por rua.

O debate sobre a imigração na Europa é uma que o continente não pode fazer abertamente porque qualquer um remotamente crítico do islã é rotulado como islãmofóbico. Os cidadãos europeus _ assim como seus líderes, artistas e principalmente os escritores que usam a sátira __ estão com medo de falar por causa da demonstrada vontade dos fanáticos muçulmanos em cometer violência contra seus oponentes. Existe uma espécie de "fatwa subentendida" contra os críticos ao islã.

Refuta a tese de que esta imigração é benéfica tanto economicamente quanto do ponto de vista do bem-estar social por causa de uma necessária injeção de juventude em um continente envelhecido. Na Alemanha, por exemplo, o número de residentes estrangeiros passou de 3 milhões para 7,5 milhões de 1971 a 2000, mas o número de estrangeiros empregados permaneceu em 2 milhões.

Descreve a confusão cultural e intelectual da Europa diante da imigração em massa. É difícil defender as regras européias e seus valores quando os próprios europeus estão re-escrevendo estas regras e re-estabelecendo estes valores.

----------------
Now playing: The Rolling Stones - 08 Little Queenie
via FoxyTunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário