sábado, 17 de abril de 2010

What's Wrong With The World

- Chesterton adverte para uma sociedade que ainda viria onde haveria uma grande disparidade entre ricos e pobres, as famílias estariam ruindo, as escolas em caos, as liberdades básicas sobre assalto.

- Embora se concorde com o que está errado e na visualização do que é bom. É a falta de ideais que tornam a reforma possível.

- O idealismo é o senso comum e Chesterton identifica o idealismo no cristianismo. Este ideal nunca foi experimentado realmente porque é considerado difícil. É o ideal da família e da casa, do ideal da família na história. As leis devem ser voltadas prioritariamente para defender a família e os valores morais da comunidade. A verdade ficou no passado e ao invés de procurar corrigir os rumos e retomar os valores esquecidos, as pessoas agrupam-se ao redor dos "progressistas", justamente os que não aceitam estes ideais. Os progressistas inventam novos ideais porque são temerosos de adotar novos ideais. Eles olham para o futuro com entusiasmo porque estão com medo de olhar para trás.

- O homem comum tem dois grandes adversários: o grande governo e o grande negócio. Estes conspiram para tirar sua propriedade, dignidade e independência.

- A casa é o único lugar de liberdade. É a expressão da democracia, a única coisa que ele pode moldar à sua imagem. Quando o homem comum se torna refém do grande governo e grande comércio, ele passa a ter uma enorme pressão sobre sua família. Uma sociedade está em perigo quando o homem comum perde a religião, casa, família e não tem mais certeza do que quer.

- "Se uma coisa merece ser feita, merece ser mal feita". Defesa do amadorismo, da pessoa que faz uma grande variedade de coisas por amor ao invés de profissionalismo. O maior exemplo é a mão que tem explicar todo o universo para uma criança. Quando a mão é colodada fora de casa para trabalhar para o grande governo ou grande negócio (Hudge e Gudge), a criança é abandonada a ser criada por especialistas. Religião, paternidade e bom senso são banidos da sala de aula e os conhecimentos são ensinados em um vácuo. As pessoas sabem cada vez mais sobre cada vez menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário