sábado, 17 de abril de 2010

A Ideologia Alemã

- Os homens destinguem-se dos animais assim que começam a produzir seus meios de subsistência. A natureza dos indivíduos dependem das condições materiais que determinam sua produção.
- Quanto mais desenvolvidas as forças produtivas de uma nação, maior foi o grau de divisão do trabalho. Existe uma ligação direta da divisão do trabalho e as formas de propriedade.

- A classe dominante, ao dominar a força material da sociedade, domina a força intelectual da sociedade. Eles regulam a produção e distribuição das idéias através das eras. A medida que as classes dominantes mudam com o tempo, as idéias mudam e a nova classe dominante deve insistir em impor à sociedade suas próprias idéias para tornarem-se universais. O sistema durará enquanto a sociedade for organizada em torno da necessidade de uma classe dominante.

- Moralidade, religião, metafísica, todo o restante da ideologia e sua correspondente forma de consciência não possuem independência; eles não possuem história ou desenvolvimento; mas homens, desenvolvendo a produção material alteram, durante sua existência real, o pensamento e o produto de seu pensamento.

- Esta abordagem permite cessar de entender a história como uma coleção de fatos mortos ou uma atividade de sujeitos imaginativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário