sábado, 24 de abril de 2010

FORGOTTEN CONTINENT The Battle for Latin America’s Soul.

Michael Reid, 2007

Michal Reid, um correspondente de longo tempo do "The Economist" na América latina argumenta que as nações da região estão começando a entrar em regimes democráticos verdadeiros e que se as antigas democracias (EUA e Europa) não passarem a se interessar realmente pelo continente serão preteridos pela China e Índia.

Depois de uma dramática crise na década de 80, época em que quase todos os países experimentavam alguma forma de ditadura, a continente deu uma guinada democrática e com exceção de Cuba passaram a experimentar regimes democráticos, não sem problemas muito devido à eleição de líderes fora das melhores condições, como é o caso de Chávez que ganhou poderes para re-escrever a constituição de seu país.

Defende uma aproximação sincera dos Estados Unidos envolvendo compromentimento para uma cooperação particularmente econômica, enfatizando o livre-comércio e dando suporte para construção de instituições democráticas.

Admirador do Consenso de Washington, uma mistura de austeridade fiscal, privatização e livre mercado para combater as crises de débito e hiperinflação da década de 80. Apesar da estabilização das economias da região, o processo não foi completo e a pobreza é uma realidade. O populismo ainda é um perigo na região.

Reid argumenta que as coisas boas da região não são reportadas adequadamente. Alguns países tentaram espalhar os benefícios da democracia em todas as classes sociais. Enquanto os EUA deram suas costas para a ação afirmativa, países como o Brasil adotaram-na. Programas que aliviam a pobreza foram adotados, como o "Oportunidades"no Mexico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário