sábado, 17 de abril de 2010

Everlasting Man

- O problema dos críticos da Igreja é que eles vêem a Igreja muito de perto, sem conseguir uma perspectiva de sua grandeza e papel histórico. Para analisar a Igreja, é preciso dar passos atrás e conseguir contemplá-la em toda sua grandeza. Eles não conseguem ver a fotografia grande, apenas a pequena os afeta.

- É uma espécie de refutação ao livro de Wells, The Outline of History que discute os dois principais pontos da história: o papel único da criatura chamada homem e do homem chamado Cristo.

- A única coisa que se sabe dos primeiros homens, é que eram artistas. A arte é a forma com que homem mostra que é um criador, ao mesmo tempo que é criatura. Quanto mais se observa o homem como um animal, menos se entende o que é a humanidade. A religião é outra exclusividade do homem.

- A religião é tão antiga quanto a civilização que é tão antiga quanto a história. É a religião que provoca o avanço de uma civilização pois é ela que trata do significado das coisas, com o desenvolvimento e interpretação dos símbolos, que provoca o avanço da comunicação e conhecimento, artes e ciência.

- Ao estudar uma civilização vem a decadência. O homem não se cansa do mal, mas do bem. Eles param de adorar Deus e passam a adorar ídolos, suas imitações mal-feitas de Deus. Começam a dorar a natureza e se tornam anti-naturais. Adoram sexo e se tornam pervertidos. Adoram homens e se tornam desumanos.

- Em Belém ocorre o milagre, o céu encontra a Terra. O ensinamento de Cristo é tão difícil hoje quanto foi no passado pois não se refere a nenhuma ordem social, é transcendente à própria humanidade. Deus se faz presente no mundo e se descobre sem moradia.

- Os críticos tentam criar um Cristo diferente das escrituras, sejam apontando-o como socialista, pacifista ou louco, escolhendo trechos do evangelho convenientes a suas pretensões. Deve haver algum mistério para se tirar tantas personalidades de um único homem.

- A maior impressão de Cristo é que ele não veio ao mundo para ensinar. Ele não procurou afirmar-se como sábio, mas como a própria expressão da divindade. Cristo afirmou ser Deus.

- A vida de Cristo é o caminho para a crucificação mostrando que o mundo não pode salvar a si próprio.

- Como pode a execução de um líder de uma minoria em um local remoto do mundo tornar-se o evento central da história da humanidade.

- O dogma central do cristianismo é a morte de Deus, que por um instante Ele perdeu sua divindade ao ser sacrificado por si mesmo. É um mistério maior que a própria criação.

- A força do cristianismo vem do fato de poder ser derrotado e voltar à vida novamente, pois é inspirado por um Deus que soube retornar da sepultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário