quarta-feira, 5 de maio de 2010

The Clash of Civilizations

The Clash of Civilizations, 1996
Samuel P Huntington

Clash of Civilizations é uma teoria proposta por Huntington, que a cultura e a identidade religiosa serão a fonte primária de conflito na era pós-guerra fria.

Esta teoria foi formulada inicialmente em uma aula em 1992 no American Enterprise Institute, posteriormente desenvolvida em artigo para a Foreign Affairs em resposta ao livro de Francis Fukuyama "The End of History and the Last Man".

Huntington começa sua investigação pesquisando as diversas teorias sobre a natureza da política global pós-Guerra Fria. Alguns teóricos argumentam que direitos humanos, democracia liberal e economia de livre-mercado se tornaram a única alternativa ideológica para as nações, especialmente Fukuyama que argumentava que o mundo alcançara o "fim da História" no sentido hegeliano.

Huntington acreditava que enquanto a época da ideologia havia terminado, o mundo revertera para um estado de relação baseado em conflitos culturais. Em sua tese, ele argumenta que o primeiro eixo de conflito no futuro será sobre eixos culturais e religiosos. Ele propõe que o conceito de diferentes civilizações, como o mais alto nível de identidade cultural, será extremamente útil para analisar os potenciais conflitos.

Ele lista as seguintes possíveis civilizações:
- Western : EUA, Canadá, Europa e Oceania
- Ortodox: Rússia, leste europeu, Grécia
- Islamic: norte da África, Sul da Ásia
- África: metade sul do continente africano
- América Latina: incluindo México
- Sinic: China, Vietnã, Coréia
- Hindu: Índia
- Budista: Tibet, Mongólia, sudeste asiático
- Japonesa

Posteriormente o autor considerou a Etiópia e o Haiti como "países perdidos" e Israel como uma civilização própria, bem semelhante à ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário